Os vereadores da Comissão de Transportes, Obras, Agricultura, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul devem sair a campo para conferir com os usuários do transporte coletivo urbano a real situação a que estão submetidos. As vistorias devem ser feitas nos horários de grande movimento e ainda na madrugada, para acompanhar os trabalhadores que trabalham no chamado primeiro turno.
A sugestão do vereador Justino Pereira da Luz (PT) foi dada logo depois que o presidente da comissão, Jaime Negherbon (PMDB), voltou a usar a tribuna na sessão ordinária de terça-feira (dia 10) para fazer uma reclamação que está se tornando corriqueira entre os vereadores e os usuários do transporte coletivo urbano: os serviços oferecidos pela empresa Viação Canarinho e a precariedade do transporte coletivo.
Jaime citou o caso narrado pela imprensa local de um pai que denunciou que aguardou ônibus na Vila Lenzi por mais de uma hora e quando chegou o veículo estava superlotado e a família não pode tomar o ônibus. Ele pediu que a Canarinho, que tem a concessão do transporte, que coloque mais ônibus em determinados bairros e amplie os horários das linhas.
“Temos que ver esta situação, se tem contrato até 2016, que obedeça o contrato e coloque mais ônibus, que vai lucrar mais, evitando o excesso de carros tumultuando o trânsito, porque se tiver transporte de qualidade, com certeza as pessoas vão usufruir deste serviço e deixar seus carros e motos em casa”, observou.
O vereador Justino complementou as palavras de Jaime em relação à falta de transporte coletivo, lembrando que ouviu falar há 13 anos do Transfácil, até acompanhou os lugares que se pretendia instalar os transbordo do Transjaraguá e até o momento nada aconteceu. “E agora falam em mudar o local do atual terminal central para o Arthur Muller (ginásio de esportes central), mas não se apresentou um projeto”, observou.
O vereador Francisco Alves (PT) abordou outro problema enfrentado pelos usuários. Disse que esteve presente em reunião com os moradores do bairro Águas Claras, e os mesmos reclamaram que ninguém ainda conseguiu compreender o uso do cartão anunciado como passe único, pois o mesmo é muito confuso, e eles não conseguem usufruir deste direito, sem falar que a Canarinho discrimina vários usuários, como trabalhadores, estudantes, aposentados, em alguns casos restringindo os horários e dias de uso do cartão.
No caso do Águas Claras, os usuários ainda reclamaram que o serviço além de não ser justo no aspecto do uso do passe único, não tem itinerário no final de semana. A informação do vereador foi confirmada por alunos do Colégio Homago, do bairro ilha da Figueira. Jaime achou a situação absurda e cobrou se o passe único foi implantado como estão cobrando duas passagens?
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