Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

AMARILDO ALERTA PARA BUSCA DE AÇÕES PRÁTICAS DE PRESERVAÇÃO

[b]Vereador do Partido Verde aproveitou a passagem do Dia da Árvore para convidar o poder público a fazer uma reflexão sobre o tema Ele também defende, assim como o vereador Justino, que os proprietários rurais sejam remunerados para que preservem as áreas de preservação permanente em suas terras[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d777a1-513b-7b3d.jpg[/img]

O vereador Amarildo Sarti (PV) aproveitou a passagem do Dia da Árvore, comemorado na última terça-feira (21), para fazer um apelo para a classe política do município. Sarti explicou que há a necessidade de haver mais ações e políticas públicas para a preservação do meio ambiente. O vereador comentou que Jaraguá do Sul deve iniciar um movimento para tornar a discussão regionalizada e amadurecer o projeto de pagamento para os produtores rurais que tem nascentes em suas propriedades.
“Eu sinto que nós temos que trabalhar essa questão de forma regionalizada, em conjunto com a Amvali [Associação dos Municípios do Vale do Itapocu] e outros setores da sociedade para que a gente transforme essa realidade, que a cada dia se torna cada vez mais caótica”, disse Sarti, ao explicar que as decisões precisam ser tomadas em conjunto.
Ele ressaltou que a maioria das pessoas se recorda da necessidade da preservação ambiental apenas em datas comemorativas e que essa ideia deveria ser exercitada no cotidiano. “O ideal é que fizéssemos isso de forma diferenciada, que a gente vivesse a preservação no dia a dia e fazer com que Jaraguá do Sul se torne referência não só no Brasil, mas para toda a nossa região, e nesta data apenas comemorar os resultados”, afirmou.
O líder do governo na Câmara, vereador Ademar Possamai (DEM), adiantou que será parceiro nas discussões sobre o assunto. Lembrou que no ano passado fez uma indicação para que a educação ambiental fizesse parte da grade curricular do ensino no município e agora tem essa reivindicação atendida. “Não adianta falar da água, da árvore, do solo somente no dia comemorativo. Acho que nós temos que ter isso como prática. Os jovens e os estudantes têm de ter isso no dia a dia, senão vamos apenas comemorar datas que serviriam para comemorar conquistas”, destacou.

REMUNERAÇÃO DE AGRICULTORES FEZ PARTE DA DISCUSSÃO

Amarildo Sarti explicou que a legislação ambiental estadual prevê o pagamento de remuneração para agricultores que preservam as áreas de preservação permanente dentro de suas propriedades. Ele comentou que os agricultores de Jaraguá do Sul são penalizados, pois preservam suas áreas e não recebem nada por isso. “Quem recebe em si é a sociedade, mas, para que o futuro seja melhor, a sociedade tem que bancar essa conta”, observou.
O vereador Justino Pereira da Luz (PT) reforçou o discurso e lembrou que no ano passado houve na Câmara de Vereadores uma reunião com a participação do deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que apresentou estudo sobre este tema, pois o deputado é um dos incentivadores desta prática. Na ocasião, segundo o vereador, houve discussões sobre o pagamento, a manutenção das áreas de preservação permanente e sobre a legislação ambiental.
O petista explicou que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais precisa se envolver nesta questão e levar estas informações para os agricultores. “A Secretaria Municipal de Agricultura ou outro setor responsável pela pasta poderia esclarecer aos agricultores que há a possibilidade de um projeto para buscar o pagamento pela preservação ambiental. “É um assunto de grande relevância e precisamos levar isso ao conhecimento dos trabalhadores rurais”.
Sarti fez um contraponto e pediu que o plano diretor das águas seja colocado em prioridade e seja colocado logo na pauta de votação. “A gente vai poder mapear toda essa questão das nascentes e das vazantes para que Jaraguá do Sul possa trabalhar a questão das áreas arborizadas”, frisou.

Pular para o conteúdo