Projeto de Lei, de autoria da presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, aprovado por 09 votos, na sessão de quinta-feira (19/03), denomina a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Durval Vasel.
A homenagem se justifica, segundo Natália, devido aos serviços prestados à Jaraguá do Sul pelo então prefeito Durval Vasel. Em breve currículo de Vasel disse que “ nasceu em 23 de setembro de 1044, em Jaraguá do Sul. Filho de Carlos Frederico Vasel e Elfrieda Wagner Vasel.
Estudou no Seminário de Corupá e no Seminário N.S. de Fátima, da Barra do Rio Cerro. Ingressou na vida política pelo então MDB, em 1971, sendo militante atuante. Concorreu pela primeira vez à Prefeitura do município, em 1978, já pelo PMDB. Em 1982 lançou-se novamente candidato a prefeito pelo mesmo partido, juntamente com o seu vice Décio Piazera, conquistando uma vitória expressiva em relação ao outro candidato”.
A presidente destaca que do primeiro mandato, no período de 1983 à 1988, pode se enumerar a criação do Jornal do Município – O Municipalista; criação do SAMAE; inauguração da primeira Unidade Sanitária Municipal na Vila Lenzi; Criação da Fundação Cultural, que foi elevada à condição de autarquia em 2006; inaugurou as escolas Escola Padre Alberto Jacobs, Jardim de Infância Irmã Anídia, Escola Isolada Machado de Assis, Escola Isolada Morro da Boa Vista, Escola Santo Estevão, Escola Rodolpho Dornbusch, Escola Freimundo Kaizer e a Creche Wolfgang Weege; além de Implantar cerca de 20 creches domiciliares, vinculadas à Secretaria de Assistência Social.
Ainda sobre o trabalho de Vasel, em 1989, transferiu-se para Florianópolis para presidir, simultaneamente a CODESC e a BESCOR, a convite do então Governador Pedro Ivo Figueiredo Campos. Assumiu também a vice-presidência do BADESC, em 1990. “Nesse mesmo ano, elegeu-se Deputado Estadual pelo PMDB. Em 1992, já no PTB, elegeu-se novamente prefeito de Jaraguá do Sul. De sua segunda gestão, no período de 1993-1996, podemos destacar a criação da Fundação Municipal de Esportes; inauguração do PAMA I; o início do cadastro do Patrimônio Edificado, com vistas ao tombamento dos imóveis históricos; o Procon inicia suas atividades; a realização do Primeiro Jaraguá em Dança; a primeira Feira do Livro; a inauguração do Calçadão; a ampliação do SAMAE; Jaraguá do Sul recebe o Selo de Município com potencial turístico, além de tantas outras conquistas”, ressaltou a presidente.
O vereador Jair Pedri disse que também se sente homenageado, pois tem grau de parentesco com Durval Vasel. “Ele foi um prefeito diferente. Se não foi o melhor, está entre os melhores que administraram nossa cidade. Sempre tratava as pessoas de forma igual e com carinho. Ele sempre dizia seus secretários e assessores tinham que trazer soluções e não problemas e assim fez durante sua passagem frente a Prefeitura de Jaraguá do Sul”, enalteceu e celebrou que a família Pedri também se sente homenageada com esta matéria.
A presidente afirmou ainda que teve relação estreita com Durval, pois fez parte de sua equipe. Relembrou que ele mandava o Secretário Balduíno Raulino falar com aquela professora que ganhava todas as finais dos jogos no São Luis, pois queria que esta professora trabalhasse com ele na prefeitura. “Foi o prefeito me enxergou e fez ocupar lugar de destaque junto a sua equipe no ano de 1992”, finalizou.