Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO ESPECIAL DA RECONSTRUÇÃO

[b]Oficialmente os trabalhos foram encerrados, mas a vigilância continuam, alertam vereadores[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8663d8c-f0f8-56e6.jpg[/img]

A satisfação em ter parte de seu trabalho cumprido, a frustração em não ver todos os problemas resolvidos, a preocupação com o futuro e a determinação de continuar vigilante foram reforçadas pelo relator da Comissão Especial da Reconstrução, vereador Justino Pereira da Luz (PT), ao entregar cópias do relatório final do trabalho para o presidente da Câmara, Jean Leutprecht (PC do B), e ao presidente da comissão, Francisco Valdecir Alves (PT), na sessão de terça-feira.
Os vereadores revelaram certa emoção ao entregarem o relatório que marcou o encerramento oficial dos trabalhos da comissão, integrada por Justino, Francisco, Jean, Natália Lúcia Petry (PSB) e Jaime Negherbon (PMDB). Porém, como destaca o relatório, a conclusão dos trabalhos da comissão não significa o fim dos trabalhos que eles vêm fazendo de fiscalizadores no acompanhamento das obras de reconstrução.
Depois de 40 minutos consumidos na leitura do relatório de 30 páginas, que tem mais de 500 páginas de anexos, onde todos os passos do grupo estão registrados, Justino disse que o difícil não foi a leitura, mas fazer as coisas acontecerem. “O trabalho mostrou o que fizemos na condição de fiscalizadores”, reforçou, enquanto lembrava que na condição de morador do bairro Estrada Nova teve a casa alugada em que morava atingida por água de um ribeirão que transbordou. “Por ter sentido na pele, sei da dificuldade das pessoas que vivem em situação de risco”.
O presidente da comissão, vereador Francisco Alves (PT), também lembrou a origem humilde da família numerosa dividindo uma meia água ou casas alugadas. “Nem por isso deixamos de ser pessoas valentes, que hoje representam toda uma comunidade”.
Ele agradeceu aos membros da comissão e a toda a equipe da Câmara que apoiou os trabalhos. “As críticas que sofremos serviram como incentivo para dar mais forças para buscarmos as respostas”. Para Francisco, o encaminhamento de projetos e a busca de dinheiro para recuperação e apoio às vítimas foram prejudicados pela falta de transição do governo municipal. E pediu agilidade ao Poder Executivo e à Defesa Civil, que também está passando por mudanças na equipe, nas respostas à comunidade.
O presidente Jean cumprimentou os colegas pelos cinco meses de trabalho. Disse que a Câmara procurou fazer o seu papel, que não é trazer máquinas, mas ver o que está acontecendo. “O trabalho foi um sucesso, no sentido de alertar os dirigentes municipais e estaduais para se precaver e procurar solucionar os problemas que corremos risco de enfrentar novamente com período de chuvas”.
A Câmara enviará cópias do relatório à prefeita Cecília Konell, ao secretário de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, e a representantes do governo federal. O conteúdo também vai estar disponível no site www.jaraguadosul.sc.leg.br.

Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP

Pular para o conteúdo