A Associação de Pais e Amigos Incentivadores do Futebol (APAIF) foi reconhecida como de utilidade pública na sessão ordinária desta terça-feira, 22, na Câmara de Vereadores. Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 136/2016, em segunda votação, que deu o reconhecimento à entidade. O vereador Jari Pedri, autor do PL, salientou que esse reconhecimento fará com que a APAIF tenha mais visibilidade.
“Sou testemunha do trabalho que se faz com mais de uma centena de crianças, muitos de baixa renda. Nunca cobraram nada desses pais. Inclusive vendas de pastel e rifas são feitas para arrecadar dinheiro. Até para a Argentina eles já foram e trouxeram troféus na modalidade futsal para nossa cidade. Muito mais do que a prática do esporte, isso é um trabalho social”, destacou.
MAIS AGILIDADE PARA UTILIDADE PÚBLICA
O vereador Eugênio Juraszek subiu à tribuna da Casa para lembrar da demora que há para o reconhecimento de entidades como de utilidade pública. A Lei n° 4131/2015 diz que as “entidades deverão ter pelo menos um ano de comprovado funcionamento” para poderem pleitear esse título. Segundo Juraszek, é muito tempo de espera.
“Tem que ser mais rápido. Vamos começar a discutir no ano que vem essa questão. Essas entidades fazem eventos por aí – rodeios, festas, competições – e não podem pedir uma ambulância porque não tem esse reconhecimento”, advertiu.