O promotor Milioli agradeceu a todos os envolvidos no pleito deste ano, voluntários e funcionários, e lembrou que a diplomação é o ato que atesta que o candidato foi devidamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse do cargo.
“Essa responsabilidade que os senhores têm agora está atrelada a uma conduta 100% consciente. Inúmeras decisões vão ser tomadas por vocês e para tomá-las deverão estar conscientes, sabendo para qual lugar estamos levando Jaraguá do Sul”, alertou.
A juíza Anna Suszek parabenizou os diplomados, mas também fez uma observação quanto a conduta no âmbito político: “Não posso deixar de lembrá-los que os senhores são mandatários, ou seja, não possuem por si próprios o poder. Apenas o exerce pelo povo e em nome do povo como seus representantes. Assim, encerrada a comemoração pela vitória, cabe encarar o desafio de bem desempenhar a função que lhes foi confiada, seja no Legislativo ou no Executivo.”.
Vereador mais votado, Anderson Kassner discursou em nome dos demais edis e destacou os pontos que o elegeram em seu primeiro pleito, como suas conquistas na comunidade, a força da família e a de Deus.
“Um dia fui cumprimentar um colega e pedi seu voto. Ele disse-me: ‘Anderson, você vai colher o que você plantou’. Isso que ele falou é uma verdade. O bem que fazemos ao nosso próximo retorna a nós mesmos. É a lei do universo. Somos privilegiados, nossa cidade tem esse grande valor de ajudar o próximo”, ressaltou.
O prefeito eleito Antídio Lunelli citou, em seu discurso, uma frase do industrial Eggon João da Silva para exaltar as características da sociedade jaraguaense.
“Ele dizia: ‘Homens motivados por uma ideia são a base do êxito’. Essa frase simboliza algumas gerações do povo que habita este vale há mais de um século. Povo motivado pelas ideias, pelo progresso e pelo crescimento de Jaraguá do sul”, salientou.
Ele também citou a crise econômica, política e institucional que assola o Brasil. “Não restam dúvidas que passamos por uma grande tempestade na história do nosso país. Os poderes lutam por sobrevivência própria. O prefeito Dieter sentiu na pele o preço da corrupção, da escassez de recursos, da falta de investimento e da crise nas contas públicas. É neste momento que faço a convocação de todos aqui. Precisamos mais do que nunca da união da nossa sociedade. Precisamos investir em inovação e em novas matrizes econômicas. Este precisa ser o foco do nosso governo”, advertiu.
Com a diplomação, os eleitos estão aptos a iniciar seus trabalhos, mas isso ocorrerá em 1° de janeiro de 2017, quando eles tomam posse do mandato. O evento acontece no Grande Teatro da Scar, às 17h.