Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais de 350 reivindicações apresentadas pelos alunos em 2011

COMPARTILHE

A sessão desta terça-feira, 8, marcou a última presença dos alunos participantes do Projeto Câmara.Com Você na Câmara em 2011. Com a reunião iniciando às 19 horas justamente para permitir a participação, estiveram presentes os estudantes das escolas Duarte Magalhães, João Romário Moreira e Elza Granzotto Ferraz.

Como de regra, eles apresentaram suas reivindicações, parte delas transformadas em indicações, aprovadas pelos vereadores que as subscrevem na noite de ontem. Mas o debate foi além do teor das proposições.

Os vereadores aproveitaram para fazer um balanço do projeto e informar algumas das regras do Legislativo. Foi o que fez, por exemplo, o vereador Ademar Possamai, ao explicar que o presidente só vota em caso de empate ou em matérias específicas, que exigem maioria absoluta de votos.

“As indicações são uma forma desta Casa referendar a vontade do povo. Muitos acreditam na influência dos vereadores junto ao Executivo, mas querem que demos preferência em alguns casos, como na saúde e na pavimentação de ruas”, comentou o vereador Amarildo Sarti, acrescentando que as ações não depende somente da vontade dos vereadores, mas de uma série de fatores de ordem econômica e até de consenso da comunidade. “E muitas vezes somos colocados a prova de forma dura, no sentido de que chegam muitas críticas aos vereadores de que não querem fazer as coisas. Mas não é assim”, concluiu.

Autora da lei que instituiu o projeto, referendada por todos os vereadores, Natália Lúcia Petry apresentou os números da edição deste ano. Segundo ela, estiveram envolvidos cerca de 1200 alunos de 21 escolas das redes estadual e particular de ensino. Ao todo, foram 352 reivindicações apresentadas, das quais 220 já estavam consolidadas com indicações feitas pelos vereadores, e as 132 restantes também foram transformadas em pedidos oficiais.

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)
vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

Natália destacou a função representativa do vereador, que não faz obras, mas é o elo entre a comunidade e o Legislativo. Para ela, o Câmara. Com Você só ajuda a reforçar este papel, mesmo porque não haveria condições de todo munícipe recorrer diretamente às secretarias na Prefeitura. “O projeto superou nossas expectativas. Isto que dizer que num futuro próximo, se o projeto continuar, todos os cidadãos que passam pela escola terão oportunidade de conhecer sobre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”, disse, agradecendo aos alunos, professores, direção das escolas e a equipe do projeto.

O vereador Afonso Piazera Neto fez um apelo aos alunos, que lotaram o plenário da Câmara, no sentido de que participem mais cedo da vida política. “O coroamento deste programa é vocês se unirem, conversarem através das redes sociais, para começar a participar da vida política do nosso município. A hora é agora”, disse.

Para Francisco Alves, o projeto desempenha papel preponderante ao esclarecer a real função dos vereadores. Comentou que ano que vem haverá eleições e que é preciso ter cuidado com falsas promessas. “Nós estamos abonando um crédito para que as coisas ocorram, mas mesmo sendo Executivo nem tudo é possível de ser feito”, afirmou, acrescentando que muitas indicações foram assinadas por todos os vereadores, independente de partido político. Ele também sugeriu aos estudantes que se insiram nos movimentos sociais.

Pular para o conteúdo