Publicado inicialmente em 2012, após a implantação do projeto pela lei 6251/2011, o regimento interno passou este ano por uma revisão e atualização, visando ajustar o texto às práticas adotadas na execução do projeto. O regimento interno norteia toda a atividade da Câmara Mirim, a começar pelo processo eleitoral, realizados nas escolas da rede pública e particular.
Com caráter instrutivo, informativo e educacional, a iniciativa tem o objetivo de despertar a cidadania nos estudantes das escolas da rede municipal, estadual e particular do município, motivando e identificando jovens como novas possíveis lideranças. A Câmara Mirim é composta por alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, com idade entre 10 e 15 anos.
A posse da legislatura 2016 ocorreu no último dia 23, com calendário mensal de sessões e encontros, que incluem também visita itinerante a espaços públicos. No mês de agosto, está prevista a visita dos vereadores mirins de Florianópolis, que assistirão a sessão ordinária no dia 22, às 14h. As atividades seguem até o dia 30 de novembro, data do término da legislatura mirim.
O projeto Vereador Mirim é coordenado pela professora Laura Peretto Salerno, assistente de Projetos e Ações Institucionais, vinculado à Diretoria de Comunicação Social da Câmara.