Na manhã desta sexta-feira (18), as vereadoras eleitas dos municípios do Vale do Itapocu se reuniram na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul para o primeiro encontro do Colegiado da Mulher Vereadora da Associação de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi). O evento marcou o início dos trabalhos das novas parlamentares, que aumentaram a representatividade feminina na região. Em 2020, quatro mulheres foram eleitas em três cidades do Vale do Itapocu. Nas eleições deste ano, o número cresceu para 14 e, além disso, a partir de 2025, todos os municípios da região vão contar com ao menos uma presença feminina no Legislativo.
Entre as representantes de Jaraguá do Sul estavam Nina Santin Camello (PL), atual presidente do Colegiado, e Sirley Schappo (Novo). De Schroeder, participaram Muka Karsten (PP), Scheila Emilene Ewald (PL) e Ana Leon (MDB). As vereadoras Maria Rosana Franz (MDB) e Cristiana Poltronieri (PL) representaram o município de Guaramirim, enquanto Corupá esteve presente com Katia Roberti (Novo) e Ana Paula Schulze (PL). De Barra Velha, compareceu Rubiani Leal (DC), e de Massaranduba, Franciele Ronchi (União). Além delas, também se fez presente o coordenador da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), Ilton Piram.
Durante o encontro, foram apresentados os objetivos do Colegiado, criado para promover a atuação conjunta das vereadoras da região, além de incentivar a participação feminina no Legislativo. Entre os temas discutidos, destacaram-se as ações previstas para os próximos anos, como pautas em conjunto entre os municípios, o Fórum Mulheres na Política: A força feminina no Legislativo, e a eleição da nova diretoria do Colegiado. Ficou definido que a nova presidente da entidade será escolhida no início de 2025, quando começam os trabalhos legislativos das novas vereadoras eleitas.