Conecte-se
- (47) 3307-3241
- sirley.schappo@jaraguadosul.sc.leg.br
Sirley Maria Schappo nasceu em Luiz Alves (SC), em 1968. Filha de agricultores, mudou-se com seus pais, Ida Rech e Tarcísio Schappo (in memoriam), para Jaraguá do Sul aos dois anos de idade, residindo no bairro Chico de Paulo desde então. Com uma trajetória profissional marcada pela dedicação à educação, Sirley acumula mais de 30 anos de atuação na área, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional do Município.
Iniciou sua carreira em 1987 como professora na Escola Municipal de Educação Básica Anna Nagel, localizada no bairro Água Verde, onde também exerceu a função de diretora entre 2005 e 2009. Atuou, ainda, como diretora da EMEB Francisco de Paula, no bairro Chico de Paulo. Em sua trajetória na educação, foi Orientadora de Alfabetização, coordenando a implementação de uma proposta inovadora de ensino na rede municipal nos anos 1990, e participou da implantação dos conselhos escolares no Município.
Sirley também desempenhou papeis de destaque em diversas instâncias educacionais: foi Conselheira Municipal de Educação, Diretora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul e professora universitária no curso de Pedagogia da Unerj (atual Católica SC) por sete anos.
Eleita vereadora em 2020 pelo partido NOVO, Sirley recebeu 2.045 votos, tornando-se a mulher mais votada no Município naquele pleito. Durante seu primeiro mandato, apresentou e defendeu projetos voltados à transparência, eficiência e economicidade na administração pública, com ênfase nas áreas de educação e saúde, presidindo a Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social entre os anos de 2023 e 2024.
A defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência doméstica também foram símbolos de seu primeiro mandato. Em parceria com a vereadora Nina Santin Camello (Legislatura 2021-2024), instalou, em 2021, a Procuradoria da Mulher, pela qual auxiliou dezenas de mulheres, seja com informações de direitos, orientação para judicialização de causas ou apoio emocional. Em 2024, a Procuradoria da Mulher de Jaraguá do Sul firmou parceria direta com a Defensoria Pública de Santa Catarina, ampliando ainda mais sua rede de apoio.
Em 2024, Sirley foi reeleita com 2.295 votos, consolidando seu papel como representante da população e da força da mulher na política de Jaraguá do Sul.